quarta-feira, 28 de julho de 2010

O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica

Unidade 1 – Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.

Atividade 1.6 – O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica

Ao assistir o vídeo, pude perceber que os recursos tecnológicos estão interligados à prática pedagógica e que a tecnologia é uma ferramenta indispensável em sala de aula, pois, auxilia e dá suporte ao professor nas aulas, tornando-as mais interessantes e enriquecedores; podendo usar o livro, a TV, o vídeo, o DVD, o áudio, o computador, etc., ou seja, qualquer tipo de tecnologia sustentada com atividades bem planejadas.
O uso destes recursos faz com que todos os envolvidos se interajam e busquem mais conhecimento.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Produtos e Objetos do Portal do Professor

Unidade 3: Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Atividade 3.2

Produtos e Objetos do Portal do Professor


Essa atividade nos deu a oportunidade de navegar, ou seja, dar uma volta em vários sites do Portal do professor para conhecermos formas de explorar vídeos, arquivo de áudio e animação como ferramenta para levarmos para a sala de aula para tornar as mesmas, mais atraente para nossos alunos, podemos contribuir também com nossos colegas, mostrando novas informações como troca de experiência no uso da internet como benefício para uma educação de qualidade.


Vídeo

De onde vem o dia e a noite?

Esse vídeo, além de fácil compreensão é recomendado para o ensino fundamental anos iniciais e finais. Gostei muito desse filme, pois, ele prende a atenção da criança e propicia uma aprendizagem significativa e divertida. Explica como se forma o dia e a noite a partir dos movimentos terrestres através dos movimentos de rotação e translação.

A galinha magricela

O vídeo apresenta o mundo literário envolvendo cantigas populares, através de imagens e áudio. Recomendado para crianças da Educação Infantil e do Ensino fundamental anos iniciais. Trabalhando a Língua Portuguesa, explorando a linguagem escrita e oral, práticas de leitura e usos e formas. Esse vídeo é excelente e engraçado.

Curto acessibilidade no cinema

Esse vídeo trata da inclusão de portadores de deficiência visual nos cinemas, onde através do recurso chamado de auto-descrição o narrador fica na cabine de projeção narrando a parte silenciosa do filme e o portador de deficiência visual poderá sentir as sensações e emoções que a projeção pode fazer.


Ameba e pau de sebo (tempo de brincar)

Neste vídeo pode ser trabalhado tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental Anos Iniciais, onde através de brincadeiras como Ameba e Pau de sebo podemos trabalhar em Educação a coordenação, esporte, jogos, etc.


A casa feia

Esse áudio conta uma história simples onde todos davam palpites na casa do gato e ele aceitava a opinião de todos até que a casa ficou do agrado de todos. Ao contarmos uma história podemos despertar na criança o interesse em ouvir e conseqüentemente encorajar a criança a usar sua imaginação e criatividade para produzir sua própria história.


Fim de férias

Este áudio é um programa Escola Brasil. É um áudio muito interessante, pois, divulga o trabalho das escolas na reserva de desenvolvimento sustentável de Cujubim, em Jatai – Manaus homenageia também a cidade de Santos, fala um pouco de sua história e seus principais personagens como José Bonifácio e o ex-jogador Pelé. Apresenta a música “Chega de mágoa”, escrita por vários artistas nos anos 80, para arrecadar fundos ligados à preservação da água no Nordeste. Conta também à fábula da cigarra e da formiga com o objetivo de ensinar ética baseada em histórias infantis. E ao final descreve brincadeiras para as férias de verão.


DVD TV Escola

Visitas, passeios e excursões – Parte I
Aqui e acolá! Parte 2 - DVD 39
Salto para o Futuro – Ministério da Educação

Este DVD conta a experiência de uma escola do Rio de Janeiro, após estudos feitos com os alunos sobre linguagem escrita e oral em sala de aula, puderam perceber que não são só através de livros que se buscam informações e viram que as fontes de conhecimentos são inesgotáveis e resolveram visitar uma Emissora de televisão para estudarem a linguagem nos telejornais.

De onde vem (Linux Educacional)

É um programa do Mec, organizados em 20 dvds, onde relatam de onde vêm várias coisas como: o ovo, o papel, a televisão, o leite, etc., usando uma linguagem simples de fácil entendimento e divertida para prender a atenção das crianças e com isso vão aprender com mais facilidade.

home/ConteudoMEC/dvdescola/dvd01/deondevem.WMV

Momento Brasil – Manaus (Linux Educacional)

Este DVD fala da Capital Manaus, mostrando os pontos turísticos, que para os amazonenses há dois cartões de visitas que são: a selva amazônica (turismo ecológico) e o teatro amazonas (turismo cultural). Nessa série de DVDs há também uma série de 30 DVDs falando de diferentes cidades e seus pontos turísticos.

home/ConteudoMEC/dvdescola/dvd07/Momento_Brasil/06_Manaus.WMV

Animação/simulação

Material Escolar

Esta animação levará o aluno a escolher e identificar corretamente por meio de palavras a imagem de materiais escolares. Indicada para alunos do Ensino Fundamental anos iniciais – Língua Portuguesa/Alfabetização. Gostei muito da animação.

Quebra-cabeça do Brasil

Esta animação é indicada a alunos do Ensino Fundamental anos iniciais e finais na disciplina de geografia cujo, o objetivo é levar o aluno a conhecer o mapa do Brasil, aprendendo a localização de cada estado e suas capitais. Gostei muito porque é um mapa interativo onde o aluno vai colocar as peças que estão desordenadas e ele deverá colocá-las em sua devida posição.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Reflexão sobre a entrevista de Lucas Ciavatta

Unidade 3: Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais

Atividade 3.1 Entrevista com Lucas Ciavatta


Ao ler a entrevista com Lucas Ciavatta, pude perceber que as tics estão colaborando com todas as formas de conhecimento. E a cada dia que passa, todas as profissões estão aderindo ao uso de programas tecnológicos, facilitando assim a aprendizagem das mesmas. Inclusive no Bloco do Passo, não poderia deixar de ser diferente, pois, usaram a tecnologia para trabalhar com partituras que até então eram trabalhadas de forma tradicional, utilizaram esse recurso como apresentação, experimentando caminhos variados para se chegar a um conhecimento satisfatório.
Pude entender que antes de tudo devemos ter seriedade, sempre fazer o melhor, trocar idéias e coloca-las em prática, ou seja, aprender uns com os outros. Devemos também superar os obstáculos utilizando as ferramentas adequadas e tudo conspirará para o sucesso de qualquer empreendimento.
Referências Bibliográficas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - 100h - Guia do Cursista, página 119 à 121.

Roberto Rabello

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Atividade 2.8 E-Proinfo








Unidade 2 – Internet, Hipertexto e Hipermídia

Atividade 2.8 – Relato com as produções dos alunos

Cursista: Roberto Carlos Viana Rabello

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Núcleo Escolar Municipal “Dom Viçoso” desempenharam com entusiasmo as atividades propostas. O fato da Copa do Mundo de Futebol estar sendo realizada no Continente Africano despertou ainda mais a curiosidade de todos para a realização dos trabalhos. Foi notável! O hipertexto foi novidade para eles. A princípio tiveram dificuldades, mas aos poucos, se soltaram e compreenderam como funciona e como é interessante navegar pela internet através de hipertextos.

* Localizar a África do Sul (país da copa) no continente africano;
• Identificar nome oficial do país;
• Reconhecer principais cidades sul africanas;
• Compreender o significado das cores da bandeira sul africana;
• Identificar o mascote da copa e seu significado.
• Conhecer o principal líder sul africano.
• Ter noção de como navegar pela internet através de hipertextos.
As atividades 2.6 (Planejamento de atividade com hipertexto ou internet no editor de textos) e 2.7 (Execução da Atividade planejada) podem ser conferidas na íntegra no endereço abaixo:
blog: www.semecrobertorabello.blogspot.com


Atividade 2.6 E-Proinfo

Unidade 2 – Internet, Hipertexto e Hipermídia

Atividade 2.6 – Planejamento de atividade com hipertexto ou internet no editor de textos.
Cursistas: Roberto Carlos Viana Rabello & Cláudia Maria Fonseca Ravaiano

Disciplina: Geografia
Série: 5º ano A – Ensino Fundamental
Escola: Núcleo Escolar Municipal “Dom Viçoso”
Duração: 2 aulas de 50’ cada

Com a Copa do Mundo, as atenções se voltam para o País sede do mundial. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre a África do sul.

Objetivos
* Após as atividades, os alunos serão capazes de:

• Localizar a África do Sul (país da copa) no continente africano;
• Identificar nome oficial do país;
• Reconhecer principais cidades sul africanas;
• Compreender o significado das cores da bandeira sul africana;
• Identificar o mascote da copa e seu significado.
• Conhecer o principal líder sul africano.

Conteúdo

* A República da África do sul.
* Dados principais do País.
* África do Sul na Copa do Mundo de 2010.
* O mascote da copa.
* Nelson Mandela – Principal líder sul africano.
* A Bandeira da África do sul.

Procedimentos didáticos

Discussão
Debate
Pesquisa
Interatividade.

Materiais didáticos

* Computador * Borracha * Cartolina
* Lápis * Lápis de cor * Caderno
* Cd-R * Pen drive * Caneta

Desenvolvimento

Etapas das atividades

1º - Perguntas orais:

a) Onde está sendo disputada a copa do mundo?
b) Em que continente fica esse país?
c) Por que a Bandeira da África tem essas cores?
d) Qual o significado do mascote da copa?
e) Quem é Nelson Mandela?

2º - Apresentar aos alunos o hipertexto a seguir:

(Obs.: os alunos foram separados em duplas e cada dupla usou um computador.)


ÁFRICA DO SUL

A África do Sul ,oficialmente República da África do Sul é o país meridional da África, ocupando a maior parte da extremidade sul do continente africano desde o oceano Atlântico, a oeste, e o oceano Índico, a leste. A paisagem é variada. Na parte ocidental, estende-se um grande planalto composto em parte por deserto e em parte por pastagens e savanas, cortado pelo curso do rio Orange e do seu principal afluente, o rio Vaal. A sul, erguem-se as cordilheiras do Karoo e, a leste, o Drakensberg, a maior cadeia montanhosa da África meridional. A norte, o curso do rio Limpopo serve de fronteira com o Botswana e o Zimbabwe.
O clima varia entre uma pequena zona de clima mediterrânico, no extremo sul, na província do Cabo Ocidental, a desértico a noroeste. No Drakensberg há áreas com clima de montanha.
A maior cidade da África do Sul é Joanesburgo. Outras cidades importantes são as três capitais: Cidade do Cabo, a maior das três, é a capital legislativa; Pretória é a capital administrativa e Bloemfontein é a capital judiciária.
A África do Sul é conhecida por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país. O Inglês é a língua mais falada na vida pública oficial e comercial, entretanto, é apenas o quinto idioma mais falado em casa. A África do Sul é um país multiétnico, com as maiores comunidades europeias, indianas e racialmente mistas da África. Embora 79,5% da população sul-africana seja negra, os habitantes são de diferentes grupos étnicos que falam línguas bantas, um dos nove idiomas que têm estatuto oficial. Cerca de um quarto da população do país está desempregada e vive com menos de US$ 1,25 por dia.
A África do Sul conseguiu sua independência política em 1961 e declarou-se uma república. No início do século XX alguns países e instituições ocidentais começaram a boicotar os negócios com o país por causa das suas políticas de opressão racial e de direitos civis. Após anos de protestos internos, ativismo e revolta de sul-africanos negros e de seus aliados, finalmente, em 1990, o governo sul-africano iniciou negociações que levaram ao desmantelamento das leis de discriminação e às eleições democráticas de 1994. O país então aderiu à Comunidade das Nações.
A África do Sul é uma nação de cerca de 50 milhões de pessoas de diversas origens, culturas, línguas e religiões. O último censo foi realizado em 2001 e o próximo será em 2011. O Statistics South Africa classifica a população em cinco categorias raciais pelas quais as pessoas podem se classificar. No meio do ano 2009 os valores estimados para essas categorias foram Negro Africano com 79,3%, Brancos com 9,1%, Colorados com 9,0%, e Indianos ou Asiáticos com 2,6% da população.
( http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica_do_Sul )

DADOS PRINCIPAIS

Nome oficial: República da África do Sul (Republic of South Africa / Republiek van Suid-Afrika).
Nacionalidade: sul-africana.
Data nacional: 27 de abril (Dia da Liberdade).
Capitais: Pretória, Bloenfomtein e Cidade do Cabo.
Cidades principais: Johanesburgo (6 milhões); Cidade do Cabo (3,8 milhões), Durban (3 milhões), Pretória (Tshwane - 1,8 milhões), Port Elizabeth (Nelson Mandela Bay - 1,2 milhões), Magaund (Bloemfontein - 500 mil habitantes) - Estimativa, 2010.
Idioma: africâner, inglês, sepédi, sessoto, setsuana (oficiais, entre outros).
Religião: cristianismo 66,4% (independentes reformistas católicos, metodistas, anglicanos, luteranos), hinduísmo 1,3%, islamismo 1,1%, judaísmo 0,2%, sem filiação 1,2%, outras 29,8% (2008).
Código telefônico internacional: 27.
Código de internet: za.
( http://www.portalbrasil.net/africa_africadosul.htm )

A ÁFRICA DO SUL NA COPA DO MUNDO DE 2010

A Seleção Sul-Africana de futebol, que não foi para a Copa de 2006, hoje é sede do mundial de 2010. No ano anterior, sediou e participou também da Copa das Confederações de 2009 quando terminou em quarto lugar. No Mundial jogado em casa, os sul-africanos decepcionaram: na 1ª fase empataram com o México, perderam para o Uruguai e venceram a França na última rodada, mas esses resultados não foram suficientes para que os sul africanos passassem às oitavas-de-final. Foi a primeira vez na história que o anfitrião de uma Copa do Mundo caiu ainda na 1ª fase da competição.

Seleção da África do sul

Nome Posição
Moeneeb Josephs
Goleiro

Itumeleng Khune
Goleiro

Moeneeb Josephs
Goleiro

Aaron Mokoena
Zagueiro

Matthew Booth
Zagueiro

Tsepo Masilela
Zagueiro

Siboniso Gaxa
Zagueiro

Lucas Thwala
Zagueiro

Anele Ngcongca
Zagueiro

Bongani Khumalo
Zagueiro

Siyabonga Sangweni
Zagueiro

MacBeth Sibaya
Meio Campo

Steven Pienaar
Meio Campo

Teko Modise
Meio Campo

Siphiwe Tshabalala
Meio Campo

Kagisho Dikgacoi
Meio Campo

Surprise Moriri
Meio Campo

Lance Davids
Meio Campo

Thanduyise Khuboni
Meio Campo

Reneilwe Letsholonyane
Meio Campo

Siyabonga Nomvethe
Atacante

Katlego Mphela
Atacante

Bernard Parker
Atacante

( http://pt.wikipedia.org/wiki/Sele%C3%A7%C3%A3o_Sul-Africana_de_Futebol )

MASCOTE DA COPA DE 2010

O mascote oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul é um leopardo que se chama Zakumi, uma combinação de palavras em dialetos africano, como “ZA”, abreviação para África do Sul, mais “kumi”, forma escrita do número dez em alguns países do continente.
( http://copade2010.com/mascote-da-copa-de-2010/ )

NELSON MANDELA

Nelson Rolihlahla Mandela é o principal líder sul-africano, nascido em 18 de julho de 1918. Formou-se em Direito em 1942 e entrou para o Congresso em 1944. Liderou o setor armado do partido, em 1961. Percorreu a África em treinamento militar e divulgou as idéias do Congresso até ser preso em 1962; foi julgado e condenado à prisão perpétua em 1964. Recusou propostas para sua libertação durante vinte e sete anos porque estas eram condicionadas a sua renúncia à luta armada. Foi posto em liberdade em 1990, devido a um processo de reformas do regime da África do Sul. Admirador das democracias ocidentais foi recebido e aclamado pelos povos e governos da Europa e América. Na política, chegou à Presidência da África do Sul.
Fonte: Sistema Interativo de Pesquisas – SIP – Família


BANDEIRA DA ÁFRICA DO SUL

A Bandeira Nacional da República da África do Sul foi adotada a 26 de Abril de 1994. A bandeira foi concebida pelo Armeiro de Estado, F. Brownell. Uma tentativa anterior de criar uma nova bandeira, pedindo sugestões ao público, não se revelou bem sucedida.
Apesar da sua novidade, a bandeira revelou-se um excelente símbolo nacional, mesmo entre os sul-africanos de pele branca, cuja bandeira veio substituir, e pode ser hoje vista com regularidade em eventos desportivos e afins.
As melhores formas de descrever a bandeira é como duas bandas horizontais de vermelho (topo) e azul, separadas por uma banda central [verde] que tem a forma de um Y horizontal, cujos braços terminam nos cantos do lado da tralha. O Y delimita um triângulo isósceles preto, separado dele por listas amarelas estreitas. As bandas vermelha e azul estão separadas da área verde por listas brancas estreitas.
As cores da bandeira tem cada uma seu significado. O vermelho significa o sangue do povo, o azul representa o céu, as cores preto e branco significam as raças negra e branca, o verde representa as florestas e o amarelo é ouro. A África do Sul é um dos maiores produtores do metal precioso no mundo.
( http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_%C3%81frica_do_Sul )



3º - Após a leitura do hipertexto, os alunos seguirão os links para encontrar respostas para todos os destaques apresentados. Essa atividade levará mais ou menos 30 minutos.

4º - Cada aluno desenhará a Bandeira da África do Sul com suas respectivas cores e significados.

5º - Será feita uma exposição dos trabalhos no mural da escola.

Avaliação

*Para concluir, os alunos se reunirão em dupla e responderão, por escrito, as seguintes questões:
A) Qual é o País sede da Copa do Mundo de 2010?
B) A que continente pertence esse país?
C) Quais são as capitais da África do Sul?
D) Qual a maior cidade da África do Sul?
E) O que significa o mascote dessa copa?
F) Qual a importância de Nelson Mandela para os sul africanos?

OBS.:Anexar no painel da Escola as respostas das questões

Atividade 2.7 E-Proinfo - Execução da Atividade Planejada

Com a Copa do Mundo, as atenções se voltam para o País sede do mundial. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre a África do sul.
Os alunos do 5º ano A do Ensino Fundamental do Núcleo Escolar Municipal "Dom Viçoso"executaram com sucesso a atividade planejada. Navegaram em hipertextos (com orientação do professor) e conheceram várias curiosidades sobre a África do Sul - país sede da Copa do Mundo de Futebol / 2010. Vejam :




























































Como recurso de avaliação, foi usado o seguinte questionário que os alunos responderam no caderno:
A) Qual é o País sede da Copa do Mundo de 2010?
B) A que continente pertence esse país?
C) Quais são as capitais da África do Sul?
D) Qual a maior cidade da África do Sul?
E) O que significa o mascote dessa copa?
F) Qual a importância de Nelson Mandela para os sul africanos?

Obs. Foi avaliado também a confecção da Bandeira da África do Sul com suas respectivas cores e significados.

sábado, 3 de julho de 2010

Reverência ao destino


Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião.
Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado.
Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir.
Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.
Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação.
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Ou ter coragem pra fazer.
Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado.
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende. E é assim que perdemos pessoas especiais.
Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.
Difícil é mentir para o nosso coração.
Fácil é ver o que queremos enxergar.
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto. Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez, isso é difícil.
Fácil é dizer "oi" ou "como vai?"
Difícil é dizer "adeus". Principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas...
Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados.
Difícil é sentir a energia que é transmitida. Aquela que toma conta do corpo como uma corrente elétrica quando tocamos a pessoa certa.
Fácil é querer ser amado.
Difícil é amar completamente só. Amar de verdade, sem ter medo de viver, sem ter medo do depois. Amar e se entregar. E aprender a dar valor somente a quem te ama.
Fácil é ouvir a música que toca.
Difícil é ouvir a sua consciência. Acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas.
Fácil é ditar regras.
Difícil é segui-las. Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros.
Fácil é perguntar o que deseja saber.
Difícil é estar preparado para escutar esta resposta. Ou querer entender a resposta.
Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade.
Difícil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria.
Fácil é dar um beijo.
Difícil é entregar a alma. Sinceramente, por inteiro.
Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida.
Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro.
Fácil é ocupar um lugar na caderneta telefônica.
Difícil é ocupar o coração de alguém. Saber que se é realmente amado.
Fácil é sonhar todas as noites.
Difícil é lutar por um sonho.
Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata.


Carlos Drummond de Andrade

Atividade 2.3 – O que é hipertexto




Subtema: Impressões sobre experiências de navegação

Hipertexto são textos que reúnem informações que nos transporta por outro texto, palavras, imagens ou sons, cujo caminho se dá através de referências específicas denominadas links ou hiperlinks. Esses links são destacados no corpo do texto principal, e através de cliques em forma de mãozinha, nos conecta há várias informações oferecendo caminhos mais rápidos que nos conduzem à compreensão do texto base.

Atualmente este modelo de interatividade é conhecido como World wide web um dos modelos de organização de informação.


Roberto Rabello

Atividade 2.2 - E-Proinfo



Atividade 2.2 – Navegando hipertexto sobre hipertexto
Subtema : Coisas importantes e significativas


Ao navegar na rede de computadores, vejo um mundo de possibilidades de leitura, vídeo e sons. Posso usá-la diariamente, ora para trabalhar, estudar, interagir, divertir ou mesmo para entretenimento. Quando navego transporto-me por vários lugares, cidades e países sem nunca ter estado lá e ver o que está acontecendo em tempo real, sem sair de casa.
Mas voltando a falar de hipertexto existem os hipertextos tradicionais como por exemplos a Bíblia com seus comentários no rodapé da página, e os hipertextos atuais que são textos existentes nas mídias digitais onde eu posso interagir com o próprio texto, com também com as pessoas aqui ou em qualquer parte do mundo, através de email, blogs, etc.
Com o hipertexto organizo minhas leituras, aumento meus conhecimento, sano todas as minhas dúvidas em tempo hábil, ou seja, ao mesmo tempo em que leio, vou compreendendo tudo que vejo e pesquiso, não deixando para depois e compreendendo rapidamente, com mais facilidade e propriedade com a ajuda do hipertexto interativo mas temos que ter muita atenção pois se distrairmos podemos ter acesso a outras informações que não são pertinentes ao texto e perdermos o sentido da leitura.
Não tenho experiência em trabalhar com hipertexto em formato digital em sala de aula, mas estou ansioso em usá-lo com os alunos, pois vai ser uma ferramenta atraente ao olhar deles que contribuirá de forma divertida e diferente para um ensino de qualidade com bons resultados.
“Navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez conter uma rede inteira.”(Pierre Levy,1993).

Roberto Rabello

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Atividade 2.1 E-Proinfo

@Atividade 2.1 – Apresentação sobre hipertexto, navegação em hipertexto.




Em se tratando de tecnologia, usamos o termo “navegação” que é muito usado para comunicarmos nas páginas da Web (internet), onde nós seres humanos somos responsáveis por esse tipo de comunicação, e fazemos isso através da escrita, fala ou imagens, que se denomina hipertexto, que nos permite interagir com outros textos ao mesmo tempo. Essa interação é fantástica, pois, ao mesmo tempo em que lemos um determinado assunto, encontramos várias possibilidades de conhecer outros assuntos abrindo um leque de novidades.

Com esse avanço tecnológico em sala de aula, a navegação com o hipertexto, fará os alunos terem contato com as mídias digitais abrindo meios mais fáceis e rápidos em tempo real de forma colaborativa na resolução de seus trabalhos e pesquisas escolares, contribuindo para uma aprendizagem interativa e duradoura.








Visitantes