domingo, 22 de agosto de 2010

O Folclore Brasileiro

Saci-pererê:um dos mais conhecidos personagens do folclore brasileiro


Os relatos da literatura oral se perpetuam pela palavra falada ou pelas cantorias. São casos (causos, no dialeto rural), lendas, anedotas e mitos de criação coletiva, muitas vezes recolhidos por estudiosos. Os principais personagens fazem parte do folclore e têm origem indígena ou européia.

Boitatá- Gênio protetor dos campos. Aparece sob a forma de enorme serpente de fogo, que mata quem destrói as florestas. O padre José de Anchieta, em 1560, é o primeiro a mencionar o boitatá como personagem de mito indígena brasileiro. Esse é o nome dado pelos índios ao fenômeno do fogo-fátuo.

Boto - Mito amazônico. É o pai das crianças de paternidade ignorada. Descrito como rapaz bonito, bem-vestido, boêmio e ótimo dançarino. Nos bailes, encanta as moças, leva-as para igarapés afluentes do Amazonas e as engravida. Antes da madrugada, mergulha no rio e se transforma em boto. Chamado também de boto tucuxi.

Negrinho do Pastoreio - menino escravo que é acusado de perder um cavalo do patrão. Após ser castigado é colocado num formigueiro. Por um milagre, sai vivo e encontra o cavalo.

www.tg3.com.br/folclore/folclore_brasileiro.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes