segunda-feira, 21 de junho de 2010

Atividade 1.5 E-Proifo


Ensinando e aprendendo com as tecnologias e mídias/Papel do professor.

Fichamento

Aula assistida: Visitas, passeios e excursões – Parte I – 09-l0-2001
Salto para o Futuro – Ministério da Educação
Programa exibido em 26/11/2001.

Uma escola do Rio de Janeiro após estudos feitos com os alunos da professora Eliani Pimenta sobre linguagem escrita e oral em sala de aula, puderam perceber que não é só através de livros que se buscam informações e viram que as fontes de conhecimentos são inesgotáveis e resolveram visitar uma Emissora de televisão para estudarem a linguagem nos telejornais.
Os alunos levaram equipamentos de filmagem para registrarem suas entrevistas e tudo o que foi aprendido lá.
Tiveram o contato com os equipamentos onde essas notícias são repassadas ao público. Participaram, observaram e fizeram analise de tudo aquilo que as notícias não mostram, “os bastidores”.
Entrevistaram jornalistas que disseram que a notícia também mexe com os sentimentos deles.
O desenvolvimento deste trabalho fez com que os alunos levantassem hipóteses antes de conhecer o real e após participarem desta realidade viram o que há por traz das notícias, como elas chegam até o público e como é feito a sua organização.

Almeida (2005a, p. 2) afirma que é necessário “desenvolver processos formativos que privilegiem a formação em serviço, com base na reflexão sobre a própria prática (...), para a definição de estratégias de formação a partir das necessidades contextuais dos formandos e criando condições para a autoria coletiva”.

(...) A escola pode abrir-se cada vez mais para o mundo, começando pelo seu entorno: abrir-se para o seu bairro, dialogando com as pessoas e as organizações da região, abrir-se para os país e famílias, trazendo-os para dentro, como aprendizes e como colaboradores no processo de ensinar e de aprender. Pode integrar-se com os espaços interessantes do cotidiano, com o mundo das artes – da música, do teatro, da poesia, do cinema – e das mídias digitais. Pode abrir-se para o mundo real e digital, para entendê-lo e pode contribuir para modificá-lo. (José Manuel Moran1 )

Roberto Rabello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes