quarta-feira, 7 de julho de 2010

Atividade 2.6 E-Proinfo

Unidade 2 – Internet, Hipertexto e Hipermídia

Atividade 2.6 – Planejamento de atividade com hipertexto ou internet no editor de textos.
Cursistas: Roberto Carlos Viana Rabello & Cláudia Maria Fonseca Ravaiano

Disciplina: Geografia
Série: 5º ano A – Ensino Fundamental
Escola: Núcleo Escolar Municipal “Dom Viçoso”
Duração: 2 aulas de 50’ cada

Com a Copa do Mundo, as atenções se voltam para o País sede do mundial. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre a África do sul.

Objetivos
* Após as atividades, os alunos serão capazes de:

• Localizar a África do Sul (país da copa) no continente africano;
• Identificar nome oficial do país;
• Reconhecer principais cidades sul africanas;
• Compreender o significado das cores da bandeira sul africana;
• Identificar o mascote da copa e seu significado.
• Conhecer o principal líder sul africano.

Conteúdo

* A República da África do sul.
* Dados principais do País.
* África do Sul na Copa do Mundo de 2010.
* O mascote da copa.
* Nelson Mandela – Principal líder sul africano.
* A Bandeira da África do sul.

Procedimentos didáticos

Discussão
Debate
Pesquisa
Interatividade.

Materiais didáticos

* Computador * Borracha * Cartolina
* Lápis * Lápis de cor * Caderno
* Cd-R * Pen drive * Caneta

Desenvolvimento

Etapas das atividades

1º - Perguntas orais:

a) Onde está sendo disputada a copa do mundo?
b) Em que continente fica esse país?
c) Por que a Bandeira da África tem essas cores?
d) Qual o significado do mascote da copa?
e) Quem é Nelson Mandela?

2º - Apresentar aos alunos o hipertexto a seguir:

(Obs.: os alunos foram separados em duplas e cada dupla usou um computador.)


ÁFRICA DO SUL

A África do Sul ,oficialmente República da África do Sul é o país meridional da África, ocupando a maior parte da extremidade sul do continente africano desde o oceano Atlântico, a oeste, e o oceano Índico, a leste. A paisagem é variada. Na parte ocidental, estende-se um grande planalto composto em parte por deserto e em parte por pastagens e savanas, cortado pelo curso do rio Orange e do seu principal afluente, o rio Vaal. A sul, erguem-se as cordilheiras do Karoo e, a leste, o Drakensberg, a maior cadeia montanhosa da África meridional. A norte, o curso do rio Limpopo serve de fronteira com o Botswana e o Zimbabwe.
O clima varia entre uma pequena zona de clima mediterrânico, no extremo sul, na província do Cabo Ocidental, a desértico a noroeste. No Drakensberg há áreas com clima de montanha.
A maior cidade da África do Sul é Joanesburgo. Outras cidades importantes são as três capitais: Cidade do Cabo, a maior das três, é a capital legislativa; Pretória é a capital administrativa e Bloemfontein é a capital judiciária.
A África do Sul é conhecida por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país. O Inglês é a língua mais falada na vida pública oficial e comercial, entretanto, é apenas o quinto idioma mais falado em casa. A África do Sul é um país multiétnico, com as maiores comunidades europeias, indianas e racialmente mistas da África. Embora 79,5% da população sul-africana seja negra, os habitantes são de diferentes grupos étnicos que falam línguas bantas, um dos nove idiomas que têm estatuto oficial. Cerca de um quarto da população do país está desempregada e vive com menos de US$ 1,25 por dia.
A África do Sul conseguiu sua independência política em 1961 e declarou-se uma república. No início do século XX alguns países e instituições ocidentais começaram a boicotar os negócios com o país por causa das suas políticas de opressão racial e de direitos civis. Após anos de protestos internos, ativismo e revolta de sul-africanos negros e de seus aliados, finalmente, em 1990, o governo sul-africano iniciou negociações que levaram ao desmantelamento das leis de discriminação e às eleições democráticas de 1994. O país então aderiu à Comunidade das Nações.
A África do Sul é uma nação de cerca de 50 milhões de pessoas de diversas origens, culturas, línguas e religiões. O último censo foi realizado em 2001 e o próximo será em 2011. O Statistics South Africa classifica a população em cinco categorias raciais pelas quais as pessoas podem se classificar. No meio do ano 2009 os valores estimados para essas categorias foram Negro Africano com 79,3%, Brancos com 9,1%, Colorados com 9,0%, e Indianos ou Asiáticos com 2,6% da população.
( http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica_do_Sul )

DADOS PRINCIPAIS

Nome oficial: República da África do Sul (Republic of South Africa / Republiek van Suid-Afrika).
Nacionalidade: sul-africana.
Data nacional: 27 de abril (Dia da Liberdade).
Capitais: Pretória, Bloenfomtein e Cidade do Cabo.
Cidades principais: Johanesburgo (6 milhões); Cidade do Cabo (3,8 milhões), Durban (3 milhões), Pretória (Tshwane - 1,8 milhões), Port Elizabeth (Nelson Mandela Bay - 1,2 milhões), Magaund (Bloemfontein - 500 mil habitantes) - Estimativa, 2010.
Idioma: africâner, inglês, sepédi, sessoto, setsuana (oficiais, entre outros).
Religião: cristianismo 66,4% (independentes reformistas católicos, metodistas, anglicanos, luteranos), hinduísmo 1,3%, islamismo 1,1%, judaísmo 0,2%, sem filiação 1,2%, outras 29,8% (2008).
Código telefônico internacional: 27.
Código de internet: za.
( http://www.portalbrasil.net/africa_africadosul.htm )

A ÁFRICA DO SUL NA COPA DO MUNDO DE 2010

A Seleção Sul-Africana de futebol, que não foi para a Copa de 2006, hoje é sede do mundial de 2010. No ano anterior, sediou e participou também da Copa das Confederações de 2009 quando terminou em quarto lugar. No Mundial jogado em casa, os sul-africanos decepcionaram: na 1ª fase empataram com o México, perderam para o Uruguai e venceram a França na última rodada, mas esses resultados não foram suficientes para que os sul africanos passassem às oitavas-de-final. Foi a primeira vez na história que o anfitrião de uma Copa do Mundo caiu ainda na 1ª fase da competição.

Seleção da África do sul

Nome Posição
Moeneeb Josephs
Goleiro

Itumeleng Khune
Goleiro

Moeneeb Josephs
Goleiro

Aaron Mokoena
Zagueiro

Matthew Booth
Zagueiro

Tsepo Masilela
Zagueiro

Siboniso Gaxa
Zagueiro

Lucas Thwala
Zagueiro

Anele Ngcongca
Zagueiro

Bongani Khumalo
Zagueiro

Siyabonga Sangweni
Zagueiro

MacBeth Sibaya
Meio Campo

Steven Pienaar
Meio Campo

Teko Modise
Meio Campo

Siphiwe Tshabalala
Meio Campo

Kagisho Dikgacoi
Meio Campo

Surprise Moriri
Meio Campo

Lance Davids
Meio Campo

Thanduyise Khuboni
Meio Campo

Reneilwe Letsholonyane
Meio Campo

Siyabonga Nomvethe
Atacante

Katlego Mphela
Atacante

Bernard Parker
Atacante

( http://pt.wikipedia.org/wiki/Sele%C3%A7%C3%A3o_Sul-Africana_de_Futebol )

MASCOTE DA COPA DE 2010

O mascote oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul é um leopardo que se chama Zakumi, uma combinação de palavras em dialetos africano, como “ZA”, abreviação para África do Sul, mais “kumi”, forma escrita do número dez em alguns países do continente.
( http://copade2010.com/mascote-da-copa-de-2010/ )

NELSON MANDELA

Nelson Rolihlahla Mandela é o principal líder sul-africano, nascido em 18 de julho de 1918. Formou-se em Direito em 1942 e entrou para o Congresso em 1944. Liderou o setor armado do partido, em 1961. Percorreu a África em treinamento militar e divulgou as idéias do Congresso até ser preso em 1962; foi julgado e condenado à prisão perpétua em 1964. Recusou propostas para sua libertação durante vinte e sete anos porque estas eram condicionadas a sua renúncia à luta armada. Foi posto em liberdade em 1990, devido a um processo de reformas do regime da África do Sul. Admirador das democracias ocidentais foi recebido e aclamado pelos povos e governos da Europa e América. Na política, chegou à Presidência da África do Sul.
Fonte: Sistema Interativo de Pesquisas – SIP – Família


BANDEIRA DA ÁFRICA DO SUL

A Bandeira Nacional da República da África do Sul foi adotada a 26 de Abril de 1994. A bandeira foi concebida pelo Armeiro de Estado, F. Brownell. Uma tentativa anterior de criar uma nova bandeira, pedindo sugestões ao público, não se revelou bem sucedida.
Apesar da sua novidade, a bandeira revelou-se um excelente símbolo nacional, mesmo entre os sul-africanos de pele branca, cuja bandeira veio substituir, e pode ser hoje vista com regularidade em eventos desportivos e afins.
As melhores formas de descrever a bandeira é como duas bandas horizontais de vermelho (topo) e azul, separadas por uma banda central [verde] que tem a forma de um Y horizontal, cujos braços terminam nos cantos do lado da tralha. O Y delimita um triângulo isósceles preto, separado dele por listas amarelas estreitas. As bandas vermelha e azul estão separadas da área verde por listas brancas estreitas.
As cores da bandeira tem cada uma seu significado. O vermelho significa o sangue do povo, o azul representa o céu, as cores preto e branco significam as raças negra e branca, o verde representa as florestas e o amarelo é ouro. A África do Sul é um dos maiores produtores do metal precioso no mundo.
( http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_%C3%81frica_do_Sul )



3º - Após a leitura do hipertexto, os alunos seguirão os links para encontrar respostas para todos os destaques apresentados. Essa atividade levará mais ou menos 30 minutos.

4º - Cada aluno desenhará a Bandeira da África do Sul com suas respectivas cores e significados.

5º - Será feita uma exposição dos trabalhos no mural da escola.

Avaliação

*Para concluir, os alunos se reunirão em dupla e responderão, por escrito, as seguintes questões:
A) Qual é o País sede da Copa do Mundo de 2010?
B) A que continente pertence esse país?
C) Quais são as capitais da África do Sul?
D) Qual a maior cidade da África do Sul?
E) O que significa o mascote dessa copa?
F) Qual a importância de Nelson Mandela para os sul africanos?

OBS.:Anexar no painel da Escola as respostas das questões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes