segunda-feira, 21 de junho de 2010

Atividade 1.5 E-Proifo


Ensinando e aprendendo com as tecnologias e mídias/Papel do professor.

Fichamento

Aula assistida: Visitas, passeios e excursões – Parte I – 09-l0-2001
Salto para o Futuro – Ministério da Educação
Programa exibido em 26/11/2001.

Uma escola do Rio de Janeiro após estudos feitos com os alunos da professora Eliani Pimenta sobre linguagem escrita e oral em sala de aula, puderam perceber que não é só através de livros que se buscam informações e viram que as fontes de conhecimentos são inesgotáveis e resolveram visitar uma Emissora de televisão para estudarem a linguagem nos telejornais.
Os alunos levaram equipamentos de filmagem para registrarem suas entrevistas e tudo o que foi aprendido lá.
Tiveram o contato com os equipamentos onde essas notícias são repassadas ao público. Participaram, observaram e fizeram analise de tudo aquilo que as notícias não mostram, “os bastidores”.
Entrevistaram jornalistas que disseram que a notícia também mexe com os sentimentos deles.
O desenvolvimento deste trabalho fez com que os alunos levantassem hipóteses antes de conhecer o real e após participarem desta realidade viram o que há por traz das notícias, como elas chegam até o público e como é feito a sua organização.

Almeida (2005a, p. 2) afirma que é necessário “desenvolver processos formativos que privilegiem a formação em serviço, com base na reflexão sobre a própria prática (...), para a definição de estratégias de formação a partir das necessidades contextuais dos formandos e criando condições para a autoria coletiva”.

(...) A escola pode abrir-se cada vez mais para o mundo, começando pelo seu entorno: abrir-se para o seu bairro, dialogando com as pessoas e as organizações da região, abrir-se para os país e famílias, trazendo-os para dentro, como aprendizes e como colaboradores no processo de ensinar e de aprender. Pode integrar-se com os espaços interessantes do cotidiano, com o mundo das artes – da música, do teatro, da poesia, do cinema – e das mídias digitais. Pode abrir-se para o mundo real e digital, para entendê-lo e pode contribuir para modificá-lo. (José Manuel Moran1 )

Roberto Rabello

Atividade 1.4 E-Proinfo


Tecnologias existentes na escola e modo como são utilizadas.


A necessidade de transformar a sala de aula tem levado a maioria das escolas públicas e privadas ao uso de novas tecnologias e ao repensar de metodologias na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses dos alunos e as mudanças globais que ocorrem tão rapidamente.
Tomando-se a aprendizagem sob uma perspectiva construtivista, é fundamental uma interação entre o sujeito e o objeto de seu interesse. Dessa forma uma nova concepção pedagógica se faz necessária, já que o aprender não está centrado no professor, mas no aluno, e sua participação determina a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. O trabalho individual, fomentado tradicionalmente, dá lugar ao trabalho em equipe o qual promove o compartilhamento das idéias e das experiências. Além disso, o aprendizado já determinado pelo professor no modelo antigo de educação é substituído pela necessidade de aprender a aprender, desenvolvendo-se, assim, habilidades para a era da informação.
Pressupondo-se que a possibilidade de interagir com outros sujeitos seja o fundamental papel do uso da tecnologia na escola, as tecnologias utilizadas pelos professores e alunos são os computadores que são utilizados para fazer pesquisas, produção de textos, navegarem na internet, construção de projetos, planos de aula e planejamentos em geral. Temos filmadora e câmera digital para tirar fotos dos alunos em aula, parquinho, festividades, passeios, dramatização na escola, fotos para formatura e eventos escolares em geral. Temos televisão e DVD para assistirmos programação de vídeos e aulas expositivas, sendo que cada turma tem seu horário pré-determinado; temos data show para utilização em reuniões, aulas expositivas e eventos em geral; temos aparelhagem de som completo com mesa, caixas e microfones; temos também uma copiadora com cotas de cópias estabelecidas para cada professor.
Toda equipe de trabalho sabe que precisa utilizar bem as tecnologias a fim de facilitar o processo ensino aprendizagem.


Roberto Rabello

Atividade 1.3 E-Proinfo


Tema: “Educação e Tecnologia”

Ao assistir a entrevista pude perceber que a aprendizagem acontece em diferentes períodos de nossa vida desde a infância até ao longo da vida.
Depois que formamos, entramos no mercado de trabalho, temos a necessidade de aperfeiçoar-nos, condição indispensável e necessária para manter a posição que ocupamos.
O entrevistado em uma de suas falas fez-me entender que as novas tecnologias ajudam as pessoas na terceira idade a ter mais acesso a aprendizagem de maneira mais lúdica, prazerosa, divertida, preenchendo seu tempo e se mantendo atualizado.
O uso da tecnologia na educação faz com que universalize as mídias para todos indiferente de credo, cor ou raça e condição social, favorecendo em sua compreensão o processo de construção da aprendizagem do aluno sempre com intermédio do professor. Atualmente a Tecnologia está invadindo rapidamente o nosso dia-a-dia e desempenhando uma posição de destaque fazendo com que a Educação passe por mudanças consideráveis, mas, não deixando que os aspectos pedagógicos sejam abandonados.
O Professor Ladislau Dowbor é formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suiça; Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia (1976). Atualmente é professor titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nas áreas de economia e administração. Continua com o trabalho de consultoria para diversas agencias das Nações Unidas, governos e municípios, bem como do Senac. Atua como Conselheiro na Fundação Abrinq, Instituto Polis e outras instituições. (http://dowbor.org/)


Roberto Rabello

Atividade 1.2 E-Proinfo


Reflexão sobre a necessidade de continuar aprendendo e sobre sua postura diante das novas tecnologias.

Todos nós, professores, alunos ou não temos uma grande necessidade de continuar aprendendo, pois, o ser humano é um ser pensante e à todo momento está sempre estimulado a aprender algo.
Estamos sempre passando por transformações e recebemos uma gama de informações através de várias tecnologias disponíveis, que vão eliminando barreiras das distâncias entre os povos existentes no mundo, nos conduzindo a novos processos de aprendizagem, nova forma de relacionar, pensar, viver e de interagir com pessoas e com o mundo.
Atualmente nós professores temos que ficar de olhos abertos, pois, se não prepararmos bem as nossas aulas utilizando e aprendendo mais e mais com novas tecnologias, nossos alunos nos darão um banho de informações antecipadamente, pois muitos deles já têm computador em casa e buscam na internet informações em tempo real e às vezes ainda não temos conhecimento, por não saber usar a máquina ou não temos tempo de navegar para descobrir o que está passando no Brasil e no mundo.
É muito comum haver um uso mais efetivo das novas tecnologias através da Educação à Distância em Curso Superior para pessoas que já passaram pelo Sistema Educacional Formal e já conquistou autonomia para um estudo mais individualizado e no seu próprio ritmo.
Nós professores atuantes no Ensino Fundamental, temos que mudar nossa postura e aprender com as novas tecnologias pois elas vão nos ajudar a dar aulas diferentes e mais interessantes, através do computador, data show, televisão, vídeo, etc. Não devemos usar essa tecnologia somente em aspectos técnicos temos sempre que valorizar os aspectos pedagógicos, onde ela vai auxiliar o professor em suas atividades, tornando-as prazerosa e estimulante dentro e fora da sala de aula.
Enfim, devemos continuar aprendendo cada vez mais sobre novas tecnologias para podermos repassar e ensinar aos nossos alunos a utilizá-las com eficácia e segurança.


Roberto Rabello

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Reflexão

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens."

Visitantes