terça-feira, 14 de setembro de 2010

15 de Setembro "Dia de Nossa Senhora da Piedade"


"IMAGEM DA PADROEIRA “NOSSA SENHORA DA PIEDADE”
Existem pouquíssimas informações e documentos referentes à Imagem de Nossa Senhora da Piedade nos fundos e na bibliografia por nós pesquisados. Levando-se em conta as características técnicas e estilísticas de sua representação, podemos dizer que trata-se de produção artística do fim do séc. XIX ou das primeiras décadas do séc. XX. É certamente posterior a 1864, ano em que se construiu a primitiva capela e foi fundado o povoado de Piedade.
Essa antiga Imagem foi provavelmente doada à Capela para compor seu patrimônio e representar adequadamente a Padroeira da Igreja ainda em seus primórdios, representando-a também nas procissões da Semana Santa e na Festa da Padroeira.
O Livro de Tombo da Igreja Matriz de Piedade, com relatos redigidos a partir e 1923, é repleto de referências, não propriamente à Imagem de Nossa Senhora da Piedade, mas às festas religiosas que ocorriam em nome de Nossa Senhora da Piedade.
Para evitar desgaste da Imagem original nas celebrações e procissões anuais, foi comprada uma réplica de aproximadamente da Imagem original, 50 cm de altura. Esta réplica fica guardada na Sacristia da Igreja Matriz. A Imagem original só sai às ruas em anos especiais, em jubileus, bodas e outras ocasiões representativas.
Percebe-se, portanto, que o caráter simbólico da Festa da Padroeira é muito representativo para a população local. Atualmente a Festa da Padroeira ainda ocorre de acordo com a tradição descrita: com muitas novenas, quermesses, fogos de artifício e, principalmente, as procissões, que fazem à cidade mais iluminada, colorida e feliz.
A Imagem de Nossa Senhora da Piedade é um Bem Cultural de valor inestimável para o município de Piedade. Do ponto-de-vista histórico, basta lembrar que Nossa Senhora da Piedade cedeu seu nome à Igreja Matriz, à Paróquia local e à própria cidade.
Em termos religiosos, Nossa Senhora da Piedade é depositária de uma grande devoção popular, que pode ser observada pela participação e envolvimento dos moradores locais nas Procissões da Semana Santa e na Festa da Padroeira.
Do ponto-de-vista artístico, podemos considerar a Imagem de Nossa Senhora da Piedade como exemplo de um fazer artístico em um período muito específico, qual seja, o final do séc. XIX em Minas Gerais. Nesse momento, as imagens religiosas continuavam a ser produzidas em oficinas e ateliês de arte com alguma erudição, mas sem a riqueza de detalhes e de ornamentação observável na imaginária religiosa do período colonial e até mesmo imperial. É, portanto, uma imagem que representa um momento de transição entre a arte religiosa do Brasil imperial do séc. XIX e do Brasil republicano do séc. XX.
Em termos simbólicos, enfim, podemos dizer que a Imagem de Nossa Senhora da Piedade está relacionada à gênese do povoado de Piedade. A Imagem de Nossa Senhora da Piedade é, portanto, um elo que está a ligar o antigo ao novo, colocando-se como uma referência simbólica da preservação do Patrimônio Cultural no município de Piedade de Ponte Nova – MG.
Referência Bibliográfica
Livro de Tombo da Igreja Matriz de Piedade de Ponte Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes