quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Atividade 4.3 E-proinfo




UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETO E TECNOLOGIAS

ATIVIDADE 4.3: Análise de experiências com projetos em sala de aula com o uso de tecnologias.

CURSISTA: Roberto Carlos Viana Rabello

ORIENTADORAS: Emanuelle, Conceição e Nilma.


O projeto “Escola Limpa” realizado no Núcleo Escolar Municipal ”Dom Viçoso” com o objetivo de conscientizar os alunos do 1º a 5º ano a importância em conservar e preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se à comunidade.
Ao longo do projeto, foi realizada uma palestra aos alunos e pais explicando sobre o projeto.
Depois foi feita uma pesquisa diagnóstica com os alunos referente à higiene e limpeza da escola.
Exibimos um vídeo sobre o lixo e suas conseqüências. No dia seguinte apresentou-se uma peça teatral sobre reciclagem do lixo pelos alunos do 5º ano com a presença dos pais.
Os alunos juntamente com os professores montaram um painel destacando os males que o lixo pode causar e confecções de cartazes incentivando a limpeza da escola.
Também foi afixado na escola um painel para avaliação sobre a melhoria da limpeza da escola, possibilitando aos alunos a auto-avaliação.
Este projeto foi desenvolvido em todas as disciplinas.
A culminância do projeto deu-se com uma passeata envolvendo a comunidade, onde os alunos distribuíram panfletos, com o tema: “Lixo se joga no lixo”.
Na realização desse projeto foram utilizados: DVD, máquina digital, data show, cartazes, aparelho de som, textos diversos, jornais, revistas, etc.
Com a realização deste pude concluir que trabalhar com projeto valoriza o trabalho em grupo, desenvolve o espírito de cooperação, desenvolve a criatividade, liderança e acima de tudo o respeito. E a importância da tecnologia dentro da escola, bem utilizada pelos professores pode tornar a aprendizagem mais dinâmica, prazerosa e significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes