terça-feira, 21 de setembro de 2010

Atividade 3.8 E-proinfo



UNIDADE 3 – Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Atividade 3.8 – Metadados

Reciclando a lata de alumínio

A reciclagem de alumínio é o processo pelo qual o alumínio pode ser reutilizado em determinados produtos, após ter sido inicialmente produzido. O processo resume-se no derretimento do metal, o que é muito menos dispendioso e consome muito menos energia do que produzir o alumínio através da mineração de bauxita. A mineração e o refino deste requerem enormes gastos de eletricidade, enquanto que a reciclagem requer apenas 5% da energia para produzi-lo. Por isto, a reciclagem tornou-se uma atividade importante para esta indústria.
O alumínio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas geradas por produtos de vida útil esgotada, como de sobras do processo produtivo. O alumínio reciclado pode ser obtido a partir de esquadrias de janelas, componentes automotivos, eletrodomésticos, latas de bebidas, entre outros. A reciclagem não danifica a estrutura do metal, que pode ainda ser reciclado infinitamente e reutilizado na produção de qualquer produto com o mesmo nível de qualidade de um alumínio recém produzido por mineração.
Pelo seu valor de mercado, a sucata de alumínio permite a geração de renda para milhares de famílias brasileiras envolvidas da coleta à transformação final da sucata.
Desta forma, a reciclagem do alumínio gera benefícios para o país e o meio ambiente, além de ser menos custoso de obter do que através da sua produção por mineração.
(
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem_de_alum%C3%ADnio)

Os alunos do 5º Ano D do Núcleo Escolar Municipal “D. Viçoso” assistiram com entusiasmo o vídeo sobre a Reciclagem da Lata de Alumínio. O objetivo principal da atividade foi compreender como se recicla especificamente a latinha de alumínio. Esta atividade também é acessível aos alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental. Usando as disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa, os alunos entenderam a proposta da atividade.
A TV e o DVD foram as principais mídias utilizadas na execução da atividade. Os alunos já tinham um conhecimento prévio sobre a reciclagem; no entanto, foi de grande surpresa para eles o modo como é feita a reciclagem da latinha de alumínio. À medida que foram assistindo, faziam comentários e cada um queria mostrar e/ou falar tudo que sabia do assunto. O fato da “catação” de latinha ser muito comum entre as crianças do nosso município, fez com que todos ficassem de olhos bem fixos na tela da televisão. Houve um envolvimento global de toda a turma.
A avaliação desta atividade foi feita através de questionamentos orais antes, durante e após a reprodução do vídeo. Os alunos produziram um texto com o título “A importância da Reciclagem”. Muitos até fizeram ilustrações de acordo com o que viram no filme.
De hoje em diante, quando virem uma latinha no chão, com certeza saberão exatamente tudo o que pode ser feito com ela a partir da reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes